sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ativ.2.5 - Planejando uma atividade com hipertexto

Disciplina: Ciências
Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª
Assunto: Noções básicas sobre solução e suspensão
Tipo: Metodologias.

O experimento é uma prática educativa que tem o objetivo de ilustrar conceitos
teóricos que facilitem a compreensão do fazer e do observar.
Quando o aluno consegue perceber a diferença de resultado com misturas de porções de partículas sólidas e líquidas, os conceitos de solução (mistura homogênea) e suspensão (mistura heterogênea) tornam-se significativos.
Peça aos alunos dois frascos de boca larga bem limpos. Podem ser, por exemplo, vidros de maionese ou geléia.
Coloque água filtrada ou fervida até a metade dos recipientes. Em um dos frascos, adicione uma colher de sopa de sal e misture bem. Acrescente uma colher de sopa de areia à água do outro frasco e mexa da mesma forma.
Solicite aos alunos que observem as reações das duas misturas e anotem em ficha própria: 


Água + Sal 
                                                                                                 Água + Areia                                 


Por meio de perguntas, o professor pode orientar a observação dos alunos. Por exemplo:
*      Qual a diferença entre as duas misturas?
*      O que aconteceu com o sal?
*      Onde está a areia na mistura com a água?
Os alunos apresentam as observações registradas e, em seguida, o professor discute com eles as idéias surgidas nos grupos, concluindo que o sal se dissolve na água. Água mais sal formam uma solução, porque o sal está dissolvido na água. O que caracteriza a solução, ou seja, a dissolução do sal, é justamente o fato de que ele não é visto, apesar de estar ali. Sua presença pode ser verificada pelo paladar. O sal parece sumir porque seus componentes se separam entre as moléculas da água, formando uma mistura homogênea – solução. A água formou uma solução com o sal. Nesse caso, é possível pedir aos alunos que provem um pouco da substância para sentirem que, mesmo não
podendo ser visto, o sal está na água.
No caso da areia, parte dela acaba por depositar-se no fundo, e parte fica flutuando, o que forma uma mistura heterogênea – suspensão. Essa mistura não deve ser provada pelos alunos e isso precisa ficar claro para eles.
Ao final, os alunos desenham o que observaram e escrevem as conclusões.

Este experimento pode ser apresentado na feira de Ciências da escola.
Texto Original: Vera Lúcia Moreira
Edição: Equipe EducaRede

 Disponivel em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/7875/magicamisturas.pdf?sequence=1    Disponivel em: 06 de julho de 2011.


  Disponivel em: http://separacaodemistura.blogspot.com  Acesso em: 05 de julho de 2011.

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